A convite do governo do Estado de São Paulo, a cantora lírica paraibana radicada na Itália, Isabel Barbosa, fará duas apresentações este mês na capital paulistana. A primeira será em evento fechado, na próxima quinta-feira, 16, onde ela apresentará um concerto (voz e piano) com repertório italiano e austríaco. O concerto será realizado no Teatro Tatersal-Parque da Água Branca, às 20horas. A Ave Maria do compositor italiano Bruno Ricacci, que será apresentada pela primeira vez no Brasil, é um dos destaques no repertório. Essa música sacra foi interpretada uma única vez em Florença (Itália) pela filha do próprio compositor.
A segunda apresentação de Isabel Barbosa em São Paulo, será no dia 19 de dezembro, com a Orquestra Tom Jobim, num concerto ao ar livre no parque Água Branca, ao meio dia.
Natural de Esperança, na Paraíba, Isabel mora na Itália há mais de 10 anos.
De uma família de poucos recursos, Isabel foi adotada ainda criança, mudando-se para viver com a nova família em João Pessoa. Ingressou nos estudos de piano aos 5 anos, com Isabel Burity. Posteriormente estudou violino no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB.
Em 2000, em Joao Pessoa, Isabel Barbosa participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College, com Marvin Keenze. Graduou-se e pós-graduou-se em Canto Lírico, no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, entre 2007 e 2010.
Em maio deste ano, Isabel Barbosa realizou o recital Nuances del Bel Canto, em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky, entre outros. Na apresentação, Isabel Barbosa foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália.
O evento também teve a Presença de Honra do consagrado barítono alemão Johannes Martin Kranzle, que subiu ao palco para cantar ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpreterá Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.
Em 2009 Isabel Barbosa tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini.
--
Eliro Produções
83-9950-3271 / 8713-1956
visite o site: www.janelacultural.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário