www.rgadelhafotografias.blogspot.com Robério Gadelha Fotografias

INFORMATIVO

AACD




CAMPINA GRANDE SERÁ UMA DAS CIDADES A RECEBER A NOVA UNIDADE DA AACD!!! DEIXANDO OS PARAIBANOS FELIZES E ORGULHOSOS!!! É ISSO AÍ!!!






Hospital investe em clientes Testemunhas de Jeová




Com 120 leitos e 900 internações por mês, hospital
 implantou novas rotinas.

O Hospital Panamericano, em São Paulo, é um dos únicos na cidade a dispor de atendimento médico dentro dos princípios filosóficos e éticos ditados por membros das Testemunha de Jeová. O hospital montou uma equipe de profissionais especialmente preparada para esse atendimento, além de manter os recursos para procedimentos sem o uso de sangue, um dos dogmas desses fiéis. No Brasil existem mais de 700 mil Testemunhas de Jeová, sendo que 150 mil vivem em São Paulo, segundo a Associação de Tes-temunhas de Jeová. Uma das características dos adeptos dessa religião é a não aceitação de transfusão de sangue em decorrência de tratamentos médicos. Seguindo à risca esse princípio, eles buscam alternativas ao uso de sangue, hoje já desenvolvidas pela medicina, porém, ainda, pouco utilizadas por médicos e centros hospitalares.

"Sabemos que cada paciente tem suas crenças e valores e isso precisa ser respeitado. Hoje, os avanços da medicina e a conscientização de nossos médicos nos possibilitam garantir um atendimento adequado ao paciente, sem ferir os princípios religiosos de cada um", comenta Miriam Leme, responsável pela área administrativa do hospital.

Para tanto, o Panamericano implantou novas rotinas. Assim que se internam, os pacientes recebem uma pulseira verde (os demais ganham braceletes brancos), uma ficha clínica e a carteira com carimbo verme-lho, avisando sobre a restrição à transfusão. Entre os recursos destinados às Testemunhas de Jeová encontram-se desde técnicas para expandir o volume de líquidos no organismo e estimular o crescimento e o desenvolvimento das células sanguíneas (uso de soro, ácido fólico e substâncias como a eritropoetina, entre outros) até cirurgias menos invasivas, como a laparoscopia. Outra alternativa é o reaproveitamento do sangue do paciente, durante a cirurgia, por meio de um aparelho Cell-Saver, responsável pela filtragem do sangue.

Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, o Hospital Panamericano possui um centro de terapia intensiva geral e outro com unidade coronariana. Tem 120 leitos e realiza por mês cerca de seis mil atendimentos e 900 internações.




O primeiro cavalo mecânico leve do Brasil é Volkswagen


Derivado do VW Worker 8.120, o modelo fabricado pela MAN Latin America em 2009 foi desenvolvido em parceria com a BMB Mode Center no Sul Fluminense



A MAN Latin America, em parceria com seu exclusivo centro de modificações de produto - BMB Mode Center, é a pioneira no desenvolvimento do menor caminhão cavalo mecânico do País: o modelo VW Worker 8.120, desenvolvido para o treinamento de motoristas em auto escolas. O modelo circula pela cidade de Linhares (ES) desde abril de 2010, após a montadora ter desenvolvido um produto sob medida para as necessidades da Auto Escola Monteverde.


O veículo tem peso bruto total de 7,1 toneladas, capacidade máxima de tração de até 10,5 toneladas, é equipado com motor MWM de 150 cavalos, possui 2,50 metros de altura e pesa apenas 5,1 toneladas. Além de ser utilizado para a capacitação de futuros motoristas, o primeiro e menor cavalo mecânico brasileiro pode ser usado também no transporte de cargas com grande volume e pouco peso, utilizando pequenos baús.

"Vale lembrar que fomos também os primeiros na América do Sul a ter um centro de modificações exclusivo, hoje localizado em frente à nossa fábrica de Resende (RJ). Sempre desenvolvemos diversas soluções sob medida para consumidores do Brasil e do exterior, obtendo a máxima satisfação do cliente", afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America.

Entre as modificações feitas com exclusividade para os caminhões Volkswagen, destacam-se a tração integral hoje usada nos veículos do Exército Brasileiro na missão da ONU no Haiti, o escape vertical e o terceiro eixo anterior exigidos nos modelos para transporte de lixo e o segundo eixo direcional 8X2 ou 8X4. O piso baixo para ônibus urbanos e a instalação de acessórios como o rastreador (controlador) Volksnet complementam o leque de opções para o frotista e o transportador autônomo.

Demanda crescente

Criado em setembro de 2001, a BMB Mode Center nasceu para atender a crescente demanda por produtos especiais da marca Volkswagen, e mais de 86 mil veículos já foram modificados em suas instalações com 6 mil metros quadrados de área construída, localizadas a poucos metros da fábrica da MAN Latin America. O time do centro de modificações, formado por profissionais de manufatura, engenharia e qualidade, está em contato permanente com os colegas da montadora, da concepção à execução dos projetos.

Entre os trabalhos realizados em parceria com a MAN Latin America, uma curiosidade chama a atenção: o estúdio móvel feito por encomenda da TV Globo para o seriado Carga Pesada em 2006. Montado sobre um chassi de ônibus Volksbus, o veículo cenográfico permitiu captar imagens realistas da cabine de um caminhão Constellation, sem montagens ou computação gráfica.


Comunicação



MAN Latin America


(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063














Transplante sem transfusão de sangue

ADRIANA DIAS LOPES


Da Agência Estado - São Paulo

DIVULGAÇÃO

Uma equipe de hematologistas do Hospital São Camilo, em São Paulo, fez um transplante de medula óssea usando uma técnica muito rara na literatura médica brasileira. Em respeito à religião da paciente, uma adolescente de 14 anos, Patrícia, com leucemia que é testemunha de Jeová, não foi feita transfusão de sangue.

Num procedimento desse tipo o risco de não receber sangue é enorme. A medula é justamente o órgão que produz os componentes mais importantes do sangue, como glóbulos vermelhos e plaquetas. Até a nova medula ter suas funções normalizadas depois do transplante, são necessários pelo menos 15 dias. As transfusões são de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea e glóbulos vermelhos, que têm a função de transportar oxigênio no sangue. Sem os componentes, a chance de o paciente ter sangramentos e anemia profunda é altíssima.

O caso de Patrícia foi parar nas mãos do hematologista Roberto Luiz da Silva, do São Camilo, há um ano.. Depois da aprovação da diretoria do hospital, foi decidido que a menina seria transplantada, mas com uma condição: se corresse risco de morte, receberia sangue. "Ele foi o único médico que se comprometeu a se esforçar ao máximo para nos atender", conta Júlio Borba, pai da paciente.

Com crianças, o código de ética médica é claro. "A decisão médica sempre prevalece à vontade dos pais da criança em caso de risco de morte", explica Marco Antônio Becker, primeiro-secretário do Conselho Federal de Medicina.

Com adultos não há consenso. "Nosso código profissional diz que o médico não deve usar tratamento que o adulto não queira, salvo em perigo de vida", diz Becker. "O paciente, por sua vez, não é obrigado a receber tratamento que não queira."

PRÉ-OPERATÓRIO

Patrícia passou por uma preparação especial no pré-operatório. "Ela tomou hormônios para elevar a quantidade de componentes do sangue e entrar no transplante com níveis acima do normal", explica Luiz da Silva.

Para estimular os glóbulos vermelhos, foi dado eritropoietina. Para plaquetas, interleucina. E mais doses altas de ferro e ácido fólico. Os remédios fizeram com que ela começasse o transplante com 214 mil plaquetas. Durante o procedimento, o número caiu para 33 mil. Ela recebeu alta, 35 dias depois, com 72 mil plaquetas. "Em nenhum momento ela correu risco. Mas fiquei praticamente 15 dias sem dormir", lembra o hematologista.

Uma pessoa saudável tem de 150 mil a 500 mil plaquetas. A transfusão é indicada quando a quantidade de plaquetas fica abaixo de 20 mil, o que é muito comum em caso de transplantes de medula.. Na maioria dos casos o paciente recebe transfusão durante o transplante e nas duas semanas seguintes.

"Essa técnica com remédios não é usada como rotina em nenhum centro de transplante do mundo", analisa Mair Pedro de Souza, hematologista do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, um dos maiores centros de referências em transplantes do País. "Seria muito interessante que houvesse um protocolo grande (pesquisa clínica) a partir de agora."

SANGUE SAGRADO

O Brasil tem 1,6 milhão de testemunhas de Jeová Para eles o sangue é sagrado e, por isso, não pode haver doação de terceiros



________________________________________
Governo do Estado homologa decretos de situação de emergência em oito
cidades por escassez de chuvas


O Diário Oficial do Estado publica na edição desta quarta-feira (17),
decretos assinados pelo governador José Maranhão e pelo secretário da
Infraestrutura, Renato Gadelha, homologando a Situação de Emergência
em oito municípios por conta de estiagens.

Os municípios são: Belém, São João do Rio do Peixe, Princesa Isabel,
Arara, Santa Luzia, Belém do Brejo do Cruz, Várzea e Itaporanga.

De acordo com os decretos, a partir de agora os órgãos do Sistema
Nacional de Defesa Civil – SINDEC – sediados no território do Estado,
ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado,
mediante prévia articulação com a Coordenadoria Estadual da Defesa
Civil.

Na mesma edição do Diário Oficial do Estado, o Diário dos Municípios
publica ato do prefeito de Lastro decretando Situação de Emergência
por 90 dias também por conta de estiagens.



Josélio Carneiro, da Secom-PB
_______________________________________________________________

ASSEMBLÉIA BÍBLICA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REUNIRÁ MAIS DE 2 MIL PESSOAS NO FIM DE SEMANA NA CAPITAL PARAIBANA

COMEÇA HOJE UMA SÉRIE DE ASSEMBLÉIAS BÍBLICAS PROMOVIDAS PELAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NO ESTADO DA PARAÍBA. A PARTIR DESTE FIM DE SEMANA (06 E 07 DE NOVEMBRO) ATÉ O MÊS DE DEZEMBRO, COM O OBJETIVO DE DIVULGAR OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS ATRAVÉS DE PALESTRAS BÍBLICAS ONDE A PRINCIPAL FERRAMENTA SÃO AS ESCRITURAS SAGRADAS, A BÍBLIA. PALESTRAS VOLTADAS PARA AS FAMÍLIAS, PARA FORTALECER SUA ESPIRITUALIDADE E ASSIM CONSEGUIR MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM DEUS, QUE TEM POR NOME JEOVÁ E INCENTIVAR A TODOS A SE EMPENHAREM NO TRABALHO RELAIZADO POR JESUS QUANDO ESTEVE NA TERRA, QUE É O DE PREGAR A MENSAGEM DO REINO DE DEUS-JEOVÁ, ASSIM COMO JESUS DEIXOU ESCRITO NO EVANGELHO DE MATEUS 24:14"IDE E PREGAI AS BONAS NOVAS..."
ESPERA-SE QUE A CADA FIM DE SEMANA MAIS DE 2 MIL PESSOAS COMPAREÇAM AO EVENTO. A ENTRADA É GRATUITA E NÃO SE FAZ NEHUM TIPO DE COLETA.
A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA SERÁ REALIZADO NO GINÁSIO DE ESPORTE O RONALDÃO EM JOÃO PESSOA, OUTRAS ASSEMBLÉIAS TAMBÉM SERÃO REALIZADA NO MESMO LOCAL, ALÉM DE SEREM REALIZADOS EM CAMPINA GRANDE, E EM OUTRAS CIDADES DO INTERIOR PARAIBANO.
QUERENDO RELATAR TAMBÉM QUE HAVERÁ UMA ASSEMBLÉIA BIBLÍCA ESPECIFICAMENTE EM LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, VOLTADOS PARA OS SURDOS E SURDOS CEGOS, QUE TAMBÉM TERÃO A OPORTUNIDADE DE RECEBEREM INSTRUÇÕES BÍBLICAS EM SUA PRÓPRIA LÍNGUA.

ESCRITO POR: MANNU PAULINA!!!






___________________________

Corpo de Bombeiros instala Batalhão
de Busca e Salvamento na Orla


Unidade militar vai funcionar na avenida
 Cabo Branco e já faz parte da ‘Operação Verão’


O Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros passa a
funcionar na avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Na manhã da
sexta-feira passada (29), às 10h, o Governo do Estado entregou a unidade para melhorar o atendimento a população. Ele vai se integrar a ‘Operação Verão’, que será lançada em novembro, na região metropolitana de João Pessoa.
O coronel Ricardo Rodrigues da Costa, comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, disse que o objetivo é agilizar e melhorar o atendimento às ocorrências na área da Orla da Grande João Pessoa.
Além da agilidade no atendimento, o BBS também será importante no treinamento de guarda vidas, que será feito na praia com mais
intensidade. Outro fator importante é a economia no deslocamento de pessoal, material, viaturas e embarcações.
Com um efetivo de aproximadamente 80 homens, com quatro oficiais no comando, o Batalhão de Busca e Salvamento contará com viaturas de busca e salvamento terrestre e aquático, combate a incêndio, viatura para o atendimento pré-hospitalar - APH e de resgate. A unidade militar contará com o serviço de salva vidas.
O Batalhão de Busca e Salvamento vai agilizar o atendimento nos
bairros do Aeroclube, Barra de Gramame, Bessa, Cabo Branco, Costa do Sol, Jacaré, Jardim Oceania, Manaíra, Penha, Portal do Sol, Seixas e Tambaú.
Para que o batalhão fosse instalado na orla, o coronel exemplificou o incêndio ocorrido esse ano na loja de redes Santa Luzia, onde a
primeira viatura teria gasto aproximadamente 25 minutos para chegar ao local, pois o socorro saiu do quartel central na BR-230.
O Batalhão de Busca e Salvamento funcionava no bairro de Mangabeira para onde está sendo transferido o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, instalado no 1º BPM, onde ficará uma companhia. A unidade de Mangabeira é especializada no combate a incêndio, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.

______________________________________________________

 Escola Pública de Trânsito vai garantir CNH gratuita para candidatos carentes



              O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB) estará
oferecendo, dentro em breve, cursos gratuitos para os candidatos à
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que obedeçam aos critérios de
carência determinados por lei. O benefício será garantido pela Escola
Pública de Trânsito, que já se encontra em construção nas dependências
da sede do órgão, no bairro de Mangabeira.

              A implantação da Escola Pública de Trânsito foi
determinada por um decreto governamental publicado no Diário Oficial
do dia 16 de outubro. Caberá à escola a formação dos candidatos à CNH,
bem como a realização de cursos de capacitação e reciclagem. As
funções da Escola Pública de Trânsito são bem mais amplas e envolvem
ações educativas e atividades permanentes de pesquisa, sobretudo o que
envolve o Sistema Nacional de Trânsito.

               Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran,
Cristóvão Amaro, o quadro docente será composto por servidores do
próprio órgão, que atualmente estão lotados em outros setores, a
exemplo da Divisão de Educação para o Trânsito.

               Antes mesmo da conclusão da sede, o Detran já adquiriu
veículos que serão colocados à disposição da Escola Pública de
Trânsito. Nesta sexta-feira, foram apresentados 2 veículos e 2
motocicletas que serão utilizados pelos alunos durante as aulas
práticas.



DIVULGAÇÃO
Mais chances de inclusão no mercado de trabalho
 

               Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito,
Francisca Leite, a implantação da Escola Pública de Trânsito é uma
reivindicação antiga e que vai beneficiar principalmente candidatos
carentes que, através do acesso à Carteira de Nacional de Habilitação,
terão mais chances de inclusão no mercado de trabalho. Ela lembrou
que, ao oferecer cursos de formação, capacitação e reciclagem para os
motoristas paraibanos, o Detran dá um passo importante na construção
de um trânsito melhor e mais humano.



 
Reboque vai evitar pagamento de taxas por veículos apreendidos


             Outra novidade foi a aquisição de um caminhão do tipo
reboque para transportar os veículos apreendidos durante as ‘blitzen’.
O caminhão plataforma ficará à disposição da Divisão de Policiamento
de Trânsito, evitando que os proprietários de veículos apreendidos
durante as fiscalizações paguem a taxa de reboque. Até então, o
reboque era feito por empresas privadas que cobram cerca de 60 reais
para transportar carros e motos para o pátio da Companhia de
Policiamento de Trânsito ( CPTran).