A cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba foi fundada em 01 de dezembro de 1697, porém elevada a cidade em 11 de outubro de 1864.
Campina Grande está distante da capital paraibana-João Pessoa- cerca de 130 quilômetros, o que significa dizer que se gasta de tempo indo de carro no máximo duas horas. Localizada no Agreste paraibano, na parte Oriental do Planalto da Borborema parte de uma grande Serra que se estende por vários estados da Região Nordeste. Por estar localizada no alto de um planalto o clima é bem ameno.
É um dos principais pólos industriais do Nordeste do Brasil.
Com um população estimada no ultimo senso de aproximadamente 385.276 habitantes, é também uma cidade muito conhecida por uma festa de origem tipicamente nordestina no caso do nosso país, que a chamada festas juninas ou festa de São João que ocorrem no mês de junho com feriado regional. Em Campina Grande a festa dura 30 dias, o que se chama de "O Maior São João do Mundo", trazendo pessoas de todo o país de também turistas de outro países, o que movimenta a cidade em todos os sentido inclusive economicamente. O local principal da concentração da festa é o chamado Parque do Povo.
Campina Grande foi grande produtora de algodão, chegando a ser em tempos passados a segunda maior produção mundial em algodão.
Campina Grande encanta as pessoas que por lá passam. Posso dizer que o que mais me chamou atenção foi, a feira de Campina Grande no centro da cidade, a imagem do Açude Velho e o Museu do Algodão que é parada obrigatória, que está localizado na antiga estação de trem de onde partiam as valiosas cargas de algodão que também chegou a ser chamado de ouro branco devido as fortes produções e seus lucros. E o clima, é maravilhoso, podemos andar em pleno sol e quase não sentirmos calor.
Quem é filho de Campina Grande é Campinense, que é Campinense sabe dos encantos de sua cidade, nós que visitamos também passamos a conhecer e você que ainda não visitou Campina Grande, precisa visitar, em qualquer época do ano, mas se quiser aproveitar um frio a mais precisa aproveitar o circuito do frio que começa no mês de agosto. Vá, em janeiro, agosto ou em dezembro, Campina Grande acolhe a todos.
 |
| MUSEU DO ALGODÃO-CAMPINA GRNADE-PB |
POR: MANNU PAULINA