www.rgadelhafotografias.blogspot.com Robério Gadelha Fotografias

sábado, 27 de agosto de 2011

AMIGOS DA ESCOLA


ESTE ANO O  PROJETO AMIGOS DA ESCOLA OCORREU NA ESCOLA ÍNDIO PIRAGIBE NO CONJUNTO MANGABEIRA 7 EM JOÃO PESSOA!!! UMA GINCANA ANIMOU OS ALUNOS DE 6 ESCOLAS, SENDO 3 DO ESTADO E 3 DO MUNICÍPIO!!! MUITA AGITAÇÃO E EU ESTIVE LÁ, TRABALHANDO E ME DIVERTINDO!!! rsrs

Kássia, Eu, Hosana, Aleide e Elizete, nos preparativos

Gravando para a TV local Cabo Branco afiliada da Rede Globo
A repórter Patrícia, eu e a aluna Clévia






POR:MANNU PAULINA

http://g1.globo.com/videos/paraiba/v/dia-tematico-do-projeto-amigos-da-escola-e-destaque-na-paraiba/1610167/#/JPB 1/João Pessoa/20110826/page/1

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONGRESSO DE DISTRITO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

 CONGRESSO DE DISTRITO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: "VENHA O REINO DE DEUS!" DIAS 19-21 DE AGOSTO DE 2011 NO GINÁSIO RONALDÃO EM JOÃO PESSOA. HORÁRIOS NOS DIAS 19 E 20 DAS 9:00h AS 16:35h E NO DOMINGO DAS 9:00h AS 15:40h
TERÁ COMO DESTAQUE UMA LEITURA DRAMATIZADA DE UMA PASSAGEM BÍBLICA NA SEXTA-FEIRA, UMA PEÇA TEATRAL DOS TEMPOS MODERNOS QUE ACONTECERÁ NO SÁBADO E UMA PEÇA TEATRAL BÍBLICA NO DOMINGO, ALÉM DE TER UM DISCURSO PÚBLICO COM O TEMA " O REINO DE DEUS DESTRUIRÁ TODOS OS OUTROS REINOS-QUANDO?
A ENTRADA É GRATUITA E NÃO SE FAZEM COLETAS. TODAS AS SESSÕES SÃO ABERTAS AO PÚBLICO.


POR: MANNU PAULINA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OLINDA!!! REALMENTE MUITO LINDA!!!

Nossa partida rumo a cidade de Olinda no Estado de Pernambuco localizado no Nordeste brasileiro ocorreu as 8:00 da manhã. Aqui em João Pessoa a chuva era constante mas seguimos viagem pela Rodovia Federal BR 101.

Ao chegarmos na cidade de Olinda, me surpreendi  com o tamanho da cidade, é uma cidade consideravelmente grande da região metropolitana . Uma cidade muito semelhante a Recife a capital Estado de Pernambuco e sua vizinha.

Olinda foi fundada em 1535 por Duarte Coelho nas chamadas Capitanias Hereditárias.Foi capital de Pernambuco até o 1837.

Olinda é uma das cidades coloniais  mais bem preservadas do Brasil e a UNESCO em 1982 declarou Olinda Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo a segunda cidade declarada Patrimonio Histórico da Humanidade do Brasil.

Mas além de toda a beleza, Olinda é considerada um grande centro histórico do Brasil. Encontramos em Olinda um misto de história e modernidade.
Ao nos dirigirmos para a ladeira da Misericórdia, que é a rua mais alta da cidade nos deparamos com um desafio verdadeiramente cansativo que é subir a ladeira, mas o bônus é a esplendorosa vista que temos do alto, conseguimos ter toda a Olinda e a boa parte do Recife aos nossos olhos, é incrível.

Quero ainda relatar que tomamos um banho de chuva durante a subida da ladeira da misericórdia, ficamos encharcadas, mas foi tudo ótimo.
Nas fotos que tiramos não mostra claramente, pois a chuva não favorece a imagem, mas espero voltar lá e refazer uma nova postagem com novas fotos.  Mas mesmo assim a imagem que vimos foi espetacular. Acreditem vocês que de uma das ruas na rua na parte baixa da cidade vemos Recife ao longe e conseguimos ver o Estádio de futebol o Arruda.  Visitamos a feira de artesanato com tantas riquezas de trabalho artesanais, querendo comprar tudo rsrs.

Mas o que nos encantou mesmo e creio que sempre nos encantará é a Olinda histórica que ainda é tão viva e tão familiar com pessoas habitando normalmente nesta parte da cidade. Pessoas entrando e saindo de suas casas, o que normalmente não acontece na parte histórica de uma cidade, onde geralmente encontramos mais museus, centros históricos e etc.
Sinceramente, estou encantada. Tudo muito lindo. Espero que vocês possam compartilhar comigo sobre Olinda.

CHEGANDO A OLINDA
FOTO: KÁSSIA JANYS


PODEMOS VER RECIFE BEM LONGE COM SEUS PRÉDIOS
FOTO: MANNU PAULINA


A IGREJA COM CONSTRUÇÃO MAIS CARA DE OLINDA
UMA IGREJA RICA
FOTO: MANNU PAULINA



CASARÕES DE OLINDA
FOTO: MANNU PAULINA



OLHA O QUANTO JÁ SUBIMOS
LADEIRA DA MISERICÓRDIA
FOTO: MANNU PAULINA




VISTA DO PÁTIO DA IGREJA DA SÉ NO TOPO DA LADEIRA
TODA A CIDADE DE OLINDA
FOTO: MANNU PAULINA




POR: MANNU PAULINA

domingo, 7 de agosto de 2011

JOÃO PESSOA 426 ANOS




João Pessoa, é a capital do Estado da Paraíba no Nordeste do Brasil.

É considerada a porta do Sol das Américas, pois os raios solares de todo o continente americano chegam clareando primeiramente o céu de João Pessoa, então sempre dizemos: "Aqui o sol nasce primeiro". Temos o privilégio de receber os primeiros raios de sol da manhã por volta das 04:30 da madrugada. No verão, logo cedo o céu está claro. Os visitantes se encantam com esse diário espetáculo que nós pessoenses temos. João Pessoa, de fato é um encanto.

Venham nos visitar!!!

POR: MANNU PAULINA!!!


FAROL DO CABO BRANCO
FOTO: MANNU PAULINA


PAISAGEM AO FUNDO DA LAGOA
 DO PARQUE SOLON DE LUCENA
 NO CENTRO DE JOÃO PESSOA
FOTO: KÁSSIA JANYS


História de João Pessoa


Fundada em 1585, João Pessoa já nasceu cidade. Sem nunca ter passado pela designação de vila, povoado ou aldeia, visto que foi fundada pela Cúpula da Fazenda Real, uma Capitania da Coroa, é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil (Mello, 1987).No início da colonização, quando a colônia brasileira foi dividida em Capitanias Hereditárias, grande parte do atual território paraibano situava-se na então capitania de Itamaracá, sob o domínio de Pero Lopes de Sousa. Posteriormente esta capitania foi desmembrada, dando origem à capitania da Paraíba (Sampaio, 1980). João Pessoa foi criada durante o antigo Sistema Colonial para exercer funções administrativas e comerciais, tomando forma a partir de uma colina à margem direita do Rio Sanhauá (Rodriguez, 1992).
A cidade de João Pessoa teve vários nomes antes da atual denominação. Primeiro foi chamada de Nossa Senhora das Neves, em 05 de agosto de 1585, em homenagem ao Santo do dia em que foi fundada. Depois foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha D. Felipe II, quando Portugal passou ao domínio Espanhol. Em seguida recebeu o nome de Frederikstadt (Frederica), em 26 de dezembro de 1634, por ocasião da sua conquista pelos holandeses, em homenagem a Sua Alteza, o Príncipe Orange, Frederico Henrique. Novamente mudou de nome, desta vez passando a chamar-se Parahyba, a 01 de fevereiro de 1654, com o retorno ao domínio português, recebendo a mesma denominação que teve a capitania, depois a província e por último o Estado. Em 04 de setembro de 1930, finalmente recebeu o nome de João Pessoa, homenagem prestada ao Presidente do Estado assassinado em Recife por ter negado apoio ao Dr. Júlio Prestes, candidato oficial à Presidência da República, nas eleições de 1930 (Rodriguez, 1991).
A primeira capela da cidade foi erguida onde hoje se situa a catedral metropolitana. Datando do início da colonização, a mesma foi construída para o culto a Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade (Nóbrega, 1982).
Os holandeses, atraídos pela riqueza do açúcar, invadiram a cidade em 1634, passando ela a chamar-se Frederistadt. Assim permaneceu durante 20 anos (Sampaio, 1980). Registros históricos afirmam que a cidade abrigava aproximadamente 1.500 habitantes e 18 engenhos de açúcar na época desta invasão (Mello, 1987).
Em 1808, a cidade possuía 3.000 moradores, cinco ermidas, uma matriz, três conventos, uma igreja misericórdia com seu hospital. Por sua vez, em 1859 já contava com cerca de 25 mil (Mello, 1987). Até o início do século XIX, a cidade era habitada praticamente por militares, administradores e religiosos. No entanto, com a ampliação do comércio brasileiro em geral, João Pessoa, bem como todo o litoral brasileiro, teve seu povoamento acelerado (Mello, 1987)

REFERENCIAS

http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/histor.htm